sexta-feira, 4 de novembro de 2016

Primeiras impressões e manutenção no Dell Inspiron 15 Série 3000



A Dell sempre produziu notebooks, digamos, interessantes. E sempre cobrou por eles um valor de acordo com a qualidade dos produtos que ela entrega. Só que de uns tempos para cá, a empresa texana tem apresentado alguns produtos que não tem me enchido os olhos. Diante disto, outro dia eu tive a oportunidade de colocar as mãos num Inspiron 15 Série 3000. Vamos ver como ele se saiu.

O hardware

Em se tratando de notebook, ele vem com o basicão que você vai encontrar em outros modelos do mercado. Seu conjunto é composto por um Core i3-4005U que entrega apenas 1,7 GHz, 4GB de RAM, leitor/gravador DVD e HD com 1 TB de espaço para guardar suas tralhas. Ou seja, é um notebook básico, que te entrega um desempenho mediano nas suas atividades mais cotidianas.

A tela foi a parte que mais me agradou. Confortável, apresentou um equilíbrio de cores muito bom e o brilho mesmo estando no máximo, não incomodou. O tamanho também é bem bacana, ideal para o pessoal que vai ficar trabalhando direto e não vai ter necessidade de aproximar a cara perto da tela, como nesses de 13 polegadas que são produzidos hoje em dia e querem se tonar tendência. Coisa tosca de mercado.

O teclado, que é completo e com as teclas numéricas, apresenta as teclas miudinhas, mas logo eu me acostumei. Tanto que parte desse texto foi digitado nele. A única reclamação nessa parte é a tecla Enter, muito pequena. O resto está de boa. Outra coisa que eu percebi enquanto utilizava para atividades de uso cotidiano foi que ele esquenta um pouco além do normal na parte de cima.
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Agora o plástico utilizado.... Não gostei dona Dell. O plástico com textura na tampa até é bacana e combina com a proposta, mas o plástico utilizado no restante do aparelho não me agradou. Ele tem uma pequena textura que é estranha ao toque e ela acumula sujeira, ainda mais na região do touchpad. Este, por sua vez, tem um bom tamanho e de textura mais suave. Apresentou um bom desempenho nas tarefas, porém seu sistema de múltiplos toques não se fez presente numa determinada parte do teste. Acho que eu acabei desativando ele durante os procedimentos e como o cliente usa mouse, eu acabei não me importando com isso em determinado momento.

As bordas do aparelho são bem retas, dá até a impressão que se você passar o dedo com força nelas poderá se tornar o novo Lula. A culpa, em partes, é da proposta e do design do produto. Por falar nele, o design arrancou tantos suspiros quanto o desenho de um tijolo. A LG, por exemplo, tem uma linha de produtos baratos que tem uma aparência bem mais elegante, além do plástico utilizado ser de melhor aparência. No geral, o dispositivo passa um ar de robustez e não há sinais de falhas de construção.

Sujeira acumula no local do touchpad

As bordas retas (foto retirada do site http://www.laptopmag.com)

Pepino

Antes de mais nada, preciso explicar o que me levou até essa máquina. Um dos meus clientes comprou essa máquina em março deste ano, e até hoje ela vinha funcionando normalmente. Porém, de uns tempos para cá, ela vinha travando a tela. Alguns curiosos já haviam dado uma olhada, mas ninguém conseguiu decifrar o enigma. Nem mesmo o suporte oficial da marca estava se entendendo com o produto. É nessas horas que me ligam.

O que estava travando a máquina era toda a utilização do disco rígido. Como o processador é patético em tarefas mais pesadas, o disco ficava muito tempo sendo utilizado em toda a sua capacidade até o molenga do processador dar conta de todo o serviço. Ou seja, ficava em 100% muito tempo, o que acabava travando a criança em algum momento.

O combo host de serviço local, antivírus da McAfee e Chrome simplesmente sugava os recursos da máquina. A Dell deveria tomar vergonha na cara e parar de empurrar esse antivírus moribundo e travador. Uma verdadeira porqueira. Outro cliente meu teve vários problemas por causa dessa porcaria. Se você comprar um Dell, se desfaça disso o mais rápido possível. Porém, as opções de desinstalar o antivírus e a Google entregar um navegador melhor estavam fora de cogitação, o negócio era trabalhar em cima do host serviço local. Sim, o cliente queria o antivírus e ele é quem manda. E ele que sofra as consequências da sua escolha.

Mandei atualizar o Windows e atualizei os drivers da máquina via software. É incrível como uma máquina nova tenha drivers desatualizados. Infelizmente é uma prática comum da Dell. Depois fui no msconfig e desmarquei todos os serviços que não eram da Microsoft (voltei e marquei o touch, lembram?), além de desabilitar os serviços desnecessários na inicialização da máquina. As coisas melhoraram um pouco, mas não o suficiente. Então eu fui lá em Serviços e desabilitei alguns serviços como o Update (deixei em manual) e o Search.

Não sei o que causam esses problemas do host que fica doido, mas os procedimentos adotados deixaram ele mais calmo e esse problema com o host de serviço é bem comum em todas as versões do Windows, em notebooks e desktops. Basta dar uma procurada no google e você achará várias “soluções” diferentes para o problema, embora ninguém saiba o motivo do descontrole. E que fique claro: não é exclusividade dos notebooks Dell, é com qualquer fabricante. É um problema que afeta o Windows em determinado momento. Acredito que há alguma atualização que amenize isso, mas nunca achei uma solução definitiva.

Não é correto ficar desativando serviços, muito menos os da Microsoft, para obter desempenho ou resolver um problema. Portanto, o melhor a se fazer é atualizar o Windows antes de qualquer coisa, atualize os drivers e posteriormente verifique o serviço de terceiros. Se nesse ponto o problema parar, é um serviço de terceiros que está dando problemas e você terá que ir ativando um a um até encontrar o problema. Por fim, se tiver algo ainda perturbando, aí é necessário intervir nos serviços da Microsoft e procurar uma outra solução para o problema.

Neste caso, as coisas melhoraram substancialmente, e mesmo não estando satisfeito, o cliente já estava conseguindo utilizar o computador. Era o que ele queria e eu consegui atende-lo. Pedi a ele que entrasse novamente em contato com suporte da Dell (que é competente) para eles ficarem cientes dos procedimentos adotados e que agendasse a visita de um técnico deles. A minha parte eu dei por encerrado, pois passei o veredicto, dei o meu relatório e parecer sobre o problema, além do computador está na garantia. Eles que se virem.

De noite, para ser exato eram 23:30, o cliente me liga e fala que o suporte da Dell tentou fazer um acesso remoto na máquina depois que eu fui embora. Claro que o notebook travou! Rimos bastante e ele me disse que agendaram um horário com ele. Não custava nada o técnico da Dell prestar atenção no relatório que eu deixei e seguir a minha sugestão de prestar um serviço presencial. Nunca aprendem.

Conclusões finais





O Inspiron 15 Série 3000 é um notebook de hardware bem modesto, indicado para quem vai trabalhar com coisas muito básicas, como acessar internet, trabalhar com o office entre outros. É um produto muito confortável, com boa ergonomia, mas peca na escolha dos materiais empregados na construção. O design é insosso, mas isso não é levado em consideração pelo público alvo desses dispositivos, que é o meio corporativo. No geral, não tem nada de errado com o produto, muito pelo contrário. Há vários pontos positivos numa máquina pensada para o trabalho, além do suporte da marca ser, disparado, o melhor que eu já tenha trabalhado.

Para esse tipo de computador eu até tenho algumas soluções no bolso para melhorar o desempenho, mas fica para a próxima.


Abraços

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